© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Lula na Lava Jato é Estado de Exceção da Prisão

April 13, 2017

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, chora mais que bezerro desmamado ao dizer que Lula é um coitado, injustiçado e perseguido pela Lava Jato. 

Ele disse: "O que se tem de paralelo é que sempre que se deixa de lado garantias fundamentas, os direitos do cidadão, você tem um processo ilegítimo. Então temos verificado, hoje, uma série de processos sem legitimidade, tanto no que tange ao afastamento de presidente eleito, como na perseguição política através de processos judiciais. Hoje há uma situação que tangencia com o Estado de exceção e isso é muito ruim para a democracia brasileira. E o papel que o Poder Judiciário tem assumido nessa condução é de muito destaque nesse cenário de ruptura e desrespeito ao Estado democrático de direito. Inclusive foi no âmbito da Operação Lava Jato que foi proferida uma decisão que diz que a Lava Jato não precisa observar os regramentos gerais, ou seja, a lei. Então foi dentro da Operação Lava Jato que houve a formalização de um verdadeiro Estado de exceção, através de uma decisão proferida por um tribunal brasileiro."

Quem for sugestionável pode até se deixar enrolar pelas palavra acima. Os petistas mais experientes sabem que é tudo uma grande pilhéria. 

Ontem, Lula tomou na cabeça mais seis inquéritos, juntando-se aos cinco que ele já tinha. As evidências contra o ex-presidente avolumam-se por todos os lados. 

Se há um Estado de Exceção hoje na relação da Lava Jato com Lula, é apenas quanto à exceção de prisão para o ex-presidente. Já passou da hora de colocar Lula atrás das grades, principalmente para evitar que ele fique destruindo provas por aí. 

Argumenta-se que Lula "ainda não está condenado", mas nem Marcelo Odebrecht, nem Eduardo Cunha precisaram receber condenações para serem presos. Assim, não há um bom argumento para justificar que Lula esteja fora da cadeia. 

Com todo o respeito que Sérgio Moro e a Lava Jato merecem, é preciso superar o clima de impunidade e privilégio que permite que Lula ainda esteja livre. Se requer que o Estado de Exceção da Prisão de Lula seja superado. 

Se a lei vale para todos, então é preciso que a Lula seja aplicado o mesmo critério utilizado para mandar Odebrecht e Cunha para a cadeia antes mesmo de terem recebido a condenação final. Um Brasil com Lula solto é um Brasil mais perigoso.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O homem do controle social

December 7, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square