© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Pacto entre Lula, Temer e FHC é o fim da República

April 13, 2017

A Folha fala sobre a costura de um acordo entre dois ex-presidentes e o atual chefe da República, iniciado em novembro passado. O pacto entre Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (PMDB) visava blindar os políticos investigados no Petrolão. 

Começa novamente um burburinho dizendo que o pacto, enfim, será levado à frente. Representantes das três partes chegaram a alegar que "a Lava Jato quer eliminar a classe política e abrir espaço para um novo projeto de poder, capitaneado, por exemplo, por aqueles que comandam a investigação". Não poderia ser diferente: toda iniciativa torpe sempre é justificada por narrativas mais furadas que tábua de pirulito. 

O ex-ministro do STF, Nelson Jobim, e o atual ministro da corte, Gilmar Mendes, seriam os principais emissários nessas conversas. As conversas estão direcionadas, agora, pela delação bomba de Odebrecht, que enrolou não apenas aqueles ligados a Lula, como muita gente ligada a FHC e Temer. 

Qualquer acordo neste sentido só terá como resultado mais um abalo na imagem da classe política. Na verdade, vemos aqui simplesmente o fim da República. Que eles até tentem se proteger, faz parte do jogo. Mas a união de toda essa gente é inaceitável e imperdoável.  Depois não adianta chorar o leite derramado.

Créditos da foto: Sebastião Moreira/Efe/Marlene Bergamo (Folhapress)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Flagrante atentado à ordem pública

November 19, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square