© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Cegueira provisória.

April 16, 2017

O vídeo mostra um velho sentado numa cadeira, no jardim. Está rodeado por uma porção de gente, pode-se ver que são familiares. Todos voltados para aquele senhor que abre uma caixa de papel, aparentemente é um presente. Com as mãos meio trementes ele vai desembrulhando o pacote. Finalmente, chega naquilo que todos esperavam: uma caixa de óculos. Tem lá dentro um tipo de rayban. Põe no rosto e... a revelação.

 

 

O velho está...está como? Porque é nesse momento que quem vê o vídeo percebe que o velho é cego e aquela é uma cerimônia, quase um ritual, os da família torcendo as mãos e alguns põe-se a chorar.

 

 

O velho vê, pela primeira vez na vida. Claramente deve ter voltado de uma operação de sucesso. Ele coloca e tira os óculos seguidamente, aturdido, incrédulo. Escorre as mãos pelo rosto, os dedos como que enxugando, a boca ensaia um choro contido. E a câmera deixa ver que no gramado estão balouçando alguns balões de festa de diferentes cores. Azul, amarelo, vermelho, cores, cores, cores. Os braços do velho se movem incertos, num impulso de pegar aquele arco íris, abraçar aquele mundo desconhecido e tão bonito.

 

Bom, acabou o vídeo, quem é sentimental disfarça as lágrimas, discretamente. E fim. Acho que estamos todos meio que assim, nestes dias. A comparação talvez seja exagerada, mas nós temos o direito de nos sentir jubilosos. Nosso passado de cegueira com os do pt e outros nos mantendo no escuro, está passando.

 

As delações, principalmente do patriarca Emílio Odebrecht, tornam claro as razões, o porque nosso país nunca decolou, se arrastando em intermináveis conluios criminosos que faziam a fortuna de alguns poucos e esmagava o povo em misérias e desgraças. Hoje, dia de Páscoa, nossos olhos estão abertos como nunca. E isso é um presente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O homem do controle social

December 7, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square