© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Erdogan, assim como o Lula, acredita na ditadura democrática

April 20, 2017

Erdogan e a Turquia já foram vistos como um farol para o oriente médio. A narrativa era de que lá existia um país com clara separação entre Estado e o Islã, democrático e amplamente cosmopolita. Além disto, sua posição estratégica serviria como "o fiel da balança" nas negociações pacíficas ou pacificadoras.

 

 

Agora, Erdogan, além de reinventar o conceito de auto-golpe para governar via Estado de Emergência, acaba de vencer um referendo que amplia gravemente os poderes do Presidente e, na prática, elimina o parlamentarismo. A questão é tão crítica que além de dividir o país, o governo quase autocrático conseguiu receber críticas também de seu apoiadores, sem contar as denúncias de fraude.

 

Sabe o que é curioso? Uma parte daquilo que nossa mídia chama de avanço do autoritarismo já é amplamente utilizado aqui, como, por exemplo:

 

- "Medidas Provisórias";
- Livre indicação de Ministros;
- 5 anos de mandato com 1 reeleição (aqui é de 4 anos, mas... );
- Presidente capaz de decretar Estado de Emergência (o que é semelhante aos nossos Estados de Defesa e Sítio);
- Ingerência do Presidente no Judiciário (que lá inclui os tribunais de contas);

 

É claro que temos diferenças também. Só para citar uma: a ingerência do Executivo e do Legislativo no Judiciário é suavizada pelo sistema de freios e contrapesos.

 

Entretanto, enquanto tecemos críticas ao sistema​ sendo lapidado na Turquia, precisamos olhar para nossas próprias mazelas. Nosso sistema é bem autoritário também. Nossa herança Varguista continua presente nos discursos políticos nacionais, na legislação e nas estatais. Não nos enganemos: nascemos de golpes e nosso sebastianismo continua vivo e latente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E o guerreiro Zé Mojica se foi

February 19, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square