© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Reflexões sobre moda- fashion

April 24, 2017

 

 

Trabalhei como fotógrafa em Paris para Nina Chaves, de O Globo. Fotografei durante dois anos todas as coleções de prêt-à-porter e haute-couture. Yves Saint-Laurent piscava o olho para mim. Eu era a única fotógrafa mulher em Paris e era tratada como uma princesa pelos outros fotógrafos. Só tenho boas recordações. Um dia conto como fotografei e conversei com Salvador Dali. Aliás, ele não conversou comigo, monologou. E também preciso contar dos meus vizinhos Jean Paul Sartre e Simonne de Beauvoir. Sim eles moravam juntos no mesmo prédio que eu, na Rue Schoelcher, ( a Avenue Foch dos artistas e intelectuais franceses, pelo preço do m2). Mas voltemos à moda.

 

Apesar de todas as pessoas no mundo se vestirem, tem gente que ainda trata a moda como "coisa para mulher que não tem o que fazer". O que é um erro: além de seus aspectos socioculturais, a moda está intimamente ligada à economia. Basta pensar no grande número de tecelagens, fábricas de pigmentos, de sapatos e bolsas, e todo o tipo de insumos, além das confecções, boutiques, lojas e magazines, revistas, jornais e programas de televisão que geram emprego e aquecem a economia. E não podemos esquecer dos perfumes e maquillage. É um segmento que movimenta bilhões. Até no campo essa indústria da moda gera empregos. Afinal, o jeans que vestimos tem a sua origem em alguma remota plantação de algodão.

 

Eu não sou a dona da verdade, mas vou explicar alguns dos meus conceitos, que são apenas definições pessoais. O assunto é subjetivo.

 

MODA

 

É uma espécie de padronização que tem início num estado de consciência coletivo. Quem dita a moda? Ninguém. Os estilistas apenas propõem padrões que supõem agradar às pessoas. Para uma moda pegar ou não, vai depender do consumidor. Temos imagens mentais daquilo que gostaríamos de parecer. Com a moda podemos indentificar-nos com nossos desejos e realizá-los.

 

ESTILO

 

Trata-se de uma característica pessoal. O estilo é a personalidade de uma pessoa que se reflete através do que ela faz ou veste. Teoricamente cada pessoa tem seu próprio estilo. Quando não consegue expressá-lo, uma pessoa pode comprar suas roupas seguindo a orientação do melhor estilista, mas, ainda assim vai sair parecendo um cabide. 

 

TENDÊNCIA

 

É uma espécie de intuição do que vai influenciar o modismo. São as primeiras versões do que será aceito de maneira mais generalizada. Por exemplo, suponhamos que em Nova Iorque algumas mulheres saiam às ruas usando certas combinações de cores. Se agradarem e tiver quem esteja disposta a imitá-las, está lançada a tendência que, quando dá certo, vira modismo.

 

MODISMO

 

É a coqueluche da tendência, quando o consumismo se manifesta ao máximo. O modismo é a última moda e, por esta razão logo sai de moda. O que acontece é que as pessoas passam a consumir em excesso determinada tendência e perdem o interesse.

 

Algumas sugestões:

 

1. A primeira coisa para que uma pessoa se vista bem é sentir-se BEM com a roupa. É essencial.

 

2. É preciso levar em consideração seu tipo físico para comprar uma roupa que caia bem. Seja realista.

 

3. Se você não é muito rica, pode parecer contraditório o que vou dizer, mas não é: vale mais a pena comprar poucas roupas, de melhor qualidade e um pouco mais caras, do que muitas roupas baratas. Em geral as roupas mais baratas, além de não vestirem bem, estragam mais depressa. Compre roupas melhores e faça, ao longo do tempo, um guarda-roupa de peças que possam ser combinadas umas com as outras. Dessa forma é possível variar bastante e estar sempre bem-vestida. 

 

4. Por último, não tenha medo de repetir a mesma roupa. Lembre-se: o importante é sentir-se bem com o que está usando. Quando você repete um vestido bonito, que lhe cai bem, as pessoas não dirão "Lá está ela novamente com o mesmo vestido!" -- mas sim "Como esse vestido fica bem nela!"

 

Beijos sweets

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pelé,Xuxa e Greta Thunberg

December 13, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square