© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Governo boliviano desmente publicação de blog de humor brasileiro

April 26, 2017

 

LA PAZ – O presidente boliviano Evo Morares desmentiu, na tarde de hoje, uma publicação que viralizou na internet esta semana, segundo a qual ele teria ameaçado enviar a marinha do país para enfrentar os Estados Unidos, caso Donald Trump invadisse a Coreia do Norte.

A falsa notícia, publicada originalmente no site Joselito Müller, intitulada “Bolívia ameaça enviar marinha para enfrentar EUA, caso Trump invada Coreia do Norte“,  ganhou grande repercussão, sendo reproduzida por vários jornais boliviano, entre os quais um de grande circulação nacional, o La Razón.

 

A publicação, em evidente tom jocoso, ironiza o posicionamento da Bolívia no cenário internacional, no qual se coloca em situação de hostilidade às políticas “imperialistas” dos Estados Unidos, e chama atenção para o fato do país ter uma marinha, embora não tenha saída para o mar.

“A Bolívia não tem saída para o mar desde a guerra do Pacífico, em 1879, mas tem uma marinha composta por meia dúzia de barcos. O cerne da publicação, no entanto, ironiza a megalomania de alguns líderes latino-americanos”, afirma o autor do texto em resposta por e-mail.

A repercussão da publicação pelos jornais bolivianos preocupou a população local, por fazê-la pensar que o país entraria em guerra contra os Estados Unidos.

“Esse tipo de informação falsa pode causar efeitos devastadores, pois caso o Donald Trump tivesse lido a publicação e acreditado, poderia ser motivado a declarar guerra ao nosso país, aí o nefasto boato se tornaria realidade”, afirmou Morales.

O ministro das relações exteriores Aloysio Nunes, em resposta à manifestação de descontentamento do governo vizinho, afirmou que “Já sabemos quem é o vagabundo autor do boato e vamos mandar a Polícia Federal bater um papo com ele”.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pelé,Xuxa e Greta Thunberg

December 13, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square