© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Lula não será preso

May 4, 2017

Hoje o TRF de Porto Alegre decidiu "desobrigar" Lula de comparecer aos 87 depoimentos das testemunhas que elencou. É uma baita derrota de Sergio Moro e uma grande vitória da elite petista. 

 

Antes é preciso lembrar que é um mito dizer que Moro "obrigou" Lula a comparecer aos 87 depoimentos. Na verdade, o juiz curitibano apenas disse que Lula estaria obrigado a comparecer aos 87 depoimentos se escolhesse manter esse número de testemunhas, o que era uma clara tentativa de enrolar o julgamento. Caso Lula reduzisse o número de testemunhas, o juiz não aplicaria a regra. 

 

O TRF de Porto Alegre deu a impressão de ter "entendido" que Moro obrigou Lula a comparecer. E daí emitiu uma sentença dizendo que Lula pode ficar em casa (ou no hotel) enquanto Moro será obrigado a ouvir as 87 testemunhas. 

 

O que os desembargadores quiseram dizer a Moro é algo como: "As chicanas estão permitidas, desde que venham de Lula ou de outros petistas".

 

A seguir por esse script, Moro deverá condenar Lula em alguns meses, mas o TRF já deu a senha de que deve "reformar" a sentença, para torná-la tão branda a ponto do ex-presidente não ter que passar um dia na cadeia. Muito provavelmente o STF também deve permitir que Lula concorra à 2018.

 

O circo está armado para que Lula não vá para a prisão e possa concorrer em 2018.

 

Posso estar errado? Sim, claro. Mas aí já contaríamos com a sorte. Tudo indica que os dispositivos para garantir que Lula não vá para a prisão e possa concorrer em 2018 já estão organizados, prontos para serem ativados no momento certo.

 

Por enquanto, o melhor é não alimentar falsas ilusões quanto à prisão de Lula e deixar de esperar qualquer coisa de útil do TRF de Porto Alegre ou do STF. É do tipo: "Se deixarem Lula ser preso, ótimo, mas não contem com isso".

 

A hipótese "Lula não será preso" é a premissa mais segura para o momento.

 

O leitor Marcelo Silveira escreveu: "Mesmo que Lula seja preso, será liberado até o julgamento em segunda instância. Mesmo que seja condenado em 2ª instância até o prazo para a candidatura de 2018 e mesmo havendo jurisprudência do STF para prisão (jaula) após a 2ª instância, eu tenho quase certeza, que Lula receberá 'indulto' especial bolivariano do STF para concorrer. Podem curtir, favoritar e printar."

 

O que resta para nós? Nos prepararmos para a guerra política e ficarmos prontos para derrubar Lula em termos políticos, danificando sua imagem e caindo de cabeça na guerra de narrativas. 

 

Ficar esperando uma prisão de Lula, bradando "Lula será preso logo", será apenas um anestésico, algo do que menos necessitamos nesse momento.

 

Em suma: contar com nossos esforços e com o trabalho de Moro, e ficarmos prontos para as rasteiras que podem ser dadas pelo TRF de Porto Alegre e pelo STF.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Flagrante atentado à ordem pública

November 19, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square