© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Os velhos tempos do Tostex

June 10, 2017

Eu implorei tanto que minha mulher resolveu me fazer um sanduíche no Tostex. Ela exumou o velho Tostex do fundo de uma gaveta da cozinha. Comprou o pão. Mas ficou meia hora na prateleira do supermercado escolhendo a marca, manuseando os pacotes e lendo seus rótulos. Estranhei. E ela explicou: "...nossa! agora pão branco, de forma, tem mil coisas que não sei decifrar." Botou os óculos e leu as letras pequinininhas:  "...sal hipossódico, proprionato de cálcio, sorbato de potássio, emulsificante estearoil 2, lactil lactato de sódio...parece uma farmácia!" Mas comprou um pacote, às cegas. Tudo pelo seu maridinho.

 

Depois escolheu fatias de mussarela embrulhadas a vácuo e presunto cortado. Espero que não da Friboi. Já no fogão, tudo armado, ela queimou o primeiro sanduíche, falta de prática. Fez outro. Mordi o dito cujo. Não senti gosto de nada, parecia jornal molhado. Disfarcei com goles de café e fui para o sacrifício, comendo aquela serragem até o fim. Mas depois não resisti e disse casualmente: "...esse tostex não tinha gosto de nada...bem diferente daqueles que a gente fazia e que eram uma maravilha!" 

 

 

E ela, para minha surpresa, respondeu sem reclamar da minha reclamação, explicando: "...acontece que a farinha de trigo agora é péssima...o queijo é de vaca engordada com ração misturada com antibiótico, o tomate é biônico, a manteiga é falsificada...que você quer?" Eu? Eu não quero nada. Ou melhor, queria. Dane-se o Tostex.

 

Estamos em tempos assim. Tudo é falso, tudo é enganação. Portanto, nem vou falar do temer, do gilmar, da medonha, do toffoli, do lula e de todas as excrescências que pululam ao nosso redor. Já chega o sanduíche fake! E então ela lavou e esfregou filosoficamente o Tostex e o devolveu à sua antiga gaveta. Antes pudéssemos fazer o mesmo com nossos políticos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

E o guerreiro Zé Mojica se foi

February 19, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square