© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

O pecado da avareza,antissemitismo,capitalismo e socialismo

September 30, 2017

 

A crítica medieval ao pecado capital da avareza, foi também a base do antijudaísmo, o antissemitismo moderno.


O judeu passou a ser tratado como o indivíduo que só pensava em dinheiro, a despeito da máxima de que o homem apenas deveria possuir o que necessitava, sob o argumento de que o Estado deveria ficar com os bens, sob a forma de contribuições, taxas ou impostos.


Cristofer Marlowe (1564) criou o "avarento" na peça "O Judeu de Malta". Sheakespeare (1564) inventou "Shylock", na figura avarenta no "Mercador de Veneza".


Curiosamente nenhum dos dois dramaturgos jamais deixou a Inglaterra ou conviveu com judeus, que haviam sido expulsos do domínio inglês muito antes. Escreveram embasados apenas no preconceito já enraizado no século XVI.

 

Usura e avareza eram parte das inúmeras acusações imputadas aos judeus e que, num ritmo alucinado, eram jogadas sobre os Filhos de Israel, que desaguariam, posteriormente, na barbarie do Holocausto.


O antijudaísmo viraria antissemitismo e, ambos abriram o caminho dos campos de extermínio, embora fosse patente a generosidade, mecenato, caridade e o embasamento ao Capitalismo moderno por judeus.


Será que um capitalista de essência é um avarento ou, autenticamente, faz a economia girar?


Para sorte do mundo moderno, também surgiram as doutrinas de que a riqueza deve ser partilhada e de que o dinheiro nada serve para o mundo pós morte.
Daí o equilíbrio capitalismo-socialismo que fizeram com que o antissemitismo, embora latente e existente em muitas culturas, ja no século XX, acabasse por ser abrandado.


Defeitos converteram-se em virtudes...


Hoje, a crença, de um lado, liberta da avareza e, de bônus, também liberta da pobreza.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O homem do controle social

December 7, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square