© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Billy

November 4, 2017

Eu tinha emigrado para  Europa, era uma das minhas primeiras noites em Barcelona.

 

Saí para comer alguma coisa, tinha uma bodega aberta. Lá, cheio de gente alegre tomando vinho, meio que na penumbra, poucas luzes. E um cozinheiro no balcão de vez em quando mexia numa panela e servia alguém.

Fiquei curioso. Era um panelão com fogo embaixo. Olhei lá dentro e fiquei horrorizado. Era a primeira vez que eu testemunhava, assombrado, o Inferno de Dante em movimento. 

Pelas paredes internas de metal quente-fervendo, subiam uns moluscos, tentando escapar de serem cozinhados.

 

Mas quando conseguiam chegar quase na borda da panela, a colher de pau do cozinheiro passava rápido por ali, jogando os moluscos de novo no fundo da fervura. Perguntei o que era aquilo e um dos que comiam os moluscos com uns garfinhos, me disse que era escargot, surpreendido pela minha ignorância. 

 

Engoli depressa o vinho que haviam servido e me larguei na rua estreita, escura, chão brilhante de pedras, cheia de gárgulas me olhando lá de cima dos telhados enegrecidos. Estava então no Barrio Gotico. Nunca me esqueci daquela panela e dos escargots sacrificados, que devem ter sido grandes pecadores por merecer tal castigo. Refletindo melhor, talvez esse destino seja o de todos os seres vivos, sem escapatória. Nada de julgamentos, culpas. Só uma metáfora do fim inevitável de tudo quanto é vivo neste mundo.

 

Lembrei disso agora porque morreu um amigo que eu gostava muito, dias atrás. O Billy, marido e grande amor da minha irmã de alma Anna Sharp. E ao ver a morte, pensamos na nossa. Estava triste, tristíssimo. Numa coincidência, li ontem um trecho do livro de Santo Agostinho, Confissões.

 

"Sois o mais excelso, não mudais. O dia presente não passa por Vós, e contigo em Vós se realiza, porque todas estas coisas em Vós residem, nem teriam caminhos para passar se vosso poder não as contivésseis. “Porque os vossos anos não morrem”, são um eterno dia sempre presente."

 

Adeus, Billy. Adeus, não: até logo. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Futurologices

November 14, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square