© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Crítica do filme – What Happened To Monday? ( Onde Está Segunda? )

December 8, 2017

 

O filme “What Happened To Monday?” estreou em agosto de 2017 no Locarno Festival, um festival de cinema suíço anual. No Brasil chegou com o nome “Onde Está Segunda?”. O título original era Seven Sisters.

 

O enredo é sobre uma família composta de 7 irmãs que nascem, crescem e chegam à fase adulta em uma crise demográfica, um problema de aumento populacional. O estado possui propostas de redução populacional e confisca crianças para um suposto tratamento de criogenia: elas serão congeladas, mas voltarão a ser despertadas quando o planeta reunir as condições necessárias.

 

A mãe tem um destino trágico e o pai se vira para proteger as 7 irmãs gêmeas do estado. A cada uma ele dá o nome de um dia da semana: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo e cada uma só pode sair de casa no dia que corresponde ao seu nome.

 

Durante a crise, novos alimentos como ratazanas são adicionados à dieta humana.

 

Um dia Segunda some. Na busca por informações, as irmãs descobrirão que a criogenia não é o que parece e que a Agência de Alocação da Criança é bem diferente do que se imagina.

 

O roteiro tem velocidade média mas com ritmo e não deixa faltar qualquer informação. A ideia trabalhada é uma argumentação sobre os limites do estado em defesa da vida. Em termos políticos é avesso totalmente às propostas globalistas (de socialistas fabianos) como George Soros e demais membros do Clube de Bilderberg. Conceitos como eugenia biológica e econômica são argumentados em defesa da sustentabilidade. O filme mostra com clareza o terror de um estado onde o controle populacional foi instituído e se tornou lei com força policial e inclusive argumenta fortemente contra o aborto.

 

A fotografia é meramente técnica com recursos de ficção científica em um clima metropolitano sem exageros. A música é o rock pesado e bem dosado que acompanha a sensação de sufoco constante. A edição é técnica e informativa.

 

O elenco contou com Willem Dafoe como Terrence Settman que fez um trabalho fortíssimo. Glenn Close como Nicolette Cayman ficou muito semelhante às socialistas que representou. Noomi Rapace como Karen Settman fez aqui um trabalho realmente impressionante interpretando todos os 7 papéis do personagem adulto. Clara Read fez o mesmo, interpretou as 7 Karen’s na infância.

 

A direção consistiu em lidar com uma trama com dois momentos: primeiro com o mistério de Segunda, em seguida com o problema político e saiu muito bem transmitindo todas as mensagens intencionadas pelo autor.

 

A produção não informou ainda quanto foi o investimento e retorno, pois o filme é de agosto deste ano, mas foi indicado a pelo menos um prêmio no próprio festival: mais informações sobre investimento e retorno financeiro e premiações vão demorar um pouco para serem divulgados.

 

Pelo conteúdo político do filme e a abordagem ousada e magistral do tema, uma nota 9,0 é justa.

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica de What Happened To Monday?  Onde Está Segunda? 

 

Ano 2017

Duração 123 minutos

Produção  Raffaella De Laurentiis, Fabrice Gianfermi, Philippe Rousselot

Direção  Tommy Wirkola

Roteiro  Max Botkin, Kerry Williamson

Fotografia  José David Montero

Música  Christian Wibe

Edição  Martin Stoltz

Elenco  Noomi Rapace, Willem Dafoe, Glenn Close, Marwan Kenzari, Pål Sverre Hagen, Tomiwa Edun, Stig Frode Henriksen, Santiago Cabrera, Robert Wagner, Vlad Rădescu

Orçamento / ReceitaNão divulgado

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O homem do controle social

December 7, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square