© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

"Artistas" e a intervenção no Rio

March 1, 2018

 

Um emocionante vídeo que circula nas redes sociais desde a tarde de ontem tem gerado bastante discussões sobre a intervenção na segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

 

Nele aparecem vários artistas e intelectuais, que criticam a violência daquilo que chamam de “aparelho repressor do estado” nas comunidades onde, até então, o monopólio da violência era apenas do tráfico.

 

“Militares portando armas em plena a luz do dia nas ruas e becos das comunidades, além de violência desmedida, é apropriação cultural de uma prática que, até então, era exclusiva dos traficantes”, diz um compositor.

 

Uma queixa reiteradamente apresentada no vídeo, levando vários de seus protagonistas a ficarem com os olhos cheios d’água, é o considerável aumento no preço da maconha.

 

“Ludwig Karl Von Marx já dizia que a escassez de um produto leva ao aumento do preço. Como essa intervenção dificulta a venda de cannabis sativa, quem mais se prejudica é o maconheiro. Pra piorar, essa intervenção veio mesmo durante a entressafra da planta, o que inflaciona ainda mais o produto ”, explica um economista no vídeo.

 

A mídia audiovisual foi tema de discussão na câmara municipal da capital, onde um vereador chegou a sugerir que, em vez de militares, seria melhor ter enviado “um exército de sociólogos e especialistas em segurança pública para subir os morros”.

 

Um traficante, que não teve a identidade revelada, chegou a dizer à nossa reportagem que concorda com tal proposta, mas não garante que haverá maconha para todo mundo caso isso chegue a acontecer.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pelé,Xuxa e Greta Thunberg

December 13, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square