© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Idiotas úteis

March 3, 2018

 

No auge das passeatas estudantis, lá pelos anos 1968, 1969, a Av. Rio Branco ficava lotada de artistas de teatro, dramaturgos e estudantes universitários. O líder da galera chamava-se Vladimir Palmeira. Vladimir era diferente dos esquerdistas de hoje, era um líder que, o tempo provou, não queria roubar o povo, estava ali por uma ideologia sincera e inocente; ele não continuou sua carreira política pelo PT, isso o absolve.

 

Observando todo o movimento estava Nelson Rodrigues, o cronista do cotidiano carioca, que registrou tudo com visão e talento inigualáveis. Nelson observava que o comando de Vladimir Palmeira era obedecido com uma unanimidade impressionante. Nelson registrava assim "o líder mandava que levantassem os braços pela União Soviética, todos levantavam; o líder mandava todos gritarem viva Cuba, todos gritavam. Em determinado momento o líder dizia, vamos sentar; todos sentavam no asfalto. Era para descansar. Vamos levantar, todos levantavam". Nelson era um gozador nato, ele sacaneava a esquerda registrando o comportamento dos seguidores do líder. Não havia contestação, ninguém ficava em pé quando o líder mandava sentar, e ninguém retinha os braços quando o líder mandava levantar. Os padres esquerdistas fugiam das capelas e também estavam lá, sentando e levantando, ao comando do líder. Viraram os padres de passeata.

 

Atônito com tanta subserviência, tanta unanimidade em obedecer, Nelson Rodrigues concluiu que na esquerda ninguém pensava, só obedeciam o líder. E sem pensar prevalecia uma unanimidade. Nelson então concluiu que toda unanimidade é burra. Essa é a origem da frase famosa, quem não sabia, sabe agora.

 

Hoje essa unanimidade continua de pé. Nas universidades os estudantes fazem parte de uma platéia que não pensa, são obrigados a obedecer não a um líder como antigamente, mas a um doutrinador. Este é mais nocivo que o líder, pois não espera a unanimidade, simplesmente exige. O universitário brasileiro que arriscar um pensamento próprio será liquidado.

 

Nós que assistimos tudo isso ficamos abismados. Os liderados de Vladimir Palmeira levantavam os braços, sentavam no chão, gritavam viva Cuba, viva a União Soviética, e pronto. Os doutrinados de hoje evoluíram na subserviência, andam pelados, mijam e cagam na rua, achando que estão fazendo uma revolução. Decoraram como uma obra de fé que quem não é doutrinado é reacionário, fascista, elite opressora. Eu também fui idiota útil na infância, quem não foi? Mas hoje, duvido que eu seria capaz de obedecer um doutrinador débil mental que não é líder, mas apenas um doente psicopata.

 

Mas o que eu queria dizer mesmo é o seguinte, dois pontos. Os idiotas úteis do final dos anos sessenta tinham um futuro pela frente, porque os que lideravam tiveram uma tábua de salvação, uma luz após o regime militar, todos se elegeram para deputado, estadual ou federal. Não tiveram peso para eleger um presidente, Brizolla  foi um fiasco, acabou, na sua última tentativa, atrás de Enéas Carneiro que tinha apenas alguns segundos de tempo na televisão. Com os esquerdistas garantidos na política, os idiotas puderam galgar um cabide de emprego, e os que deixaram de ser idiotas venceram na vida de forma mais digna, pois não se mancharam por sentar no asfalto nem gritar viva a União Soviética e abaixo a ditadura. Mas se livrar  da imagem de imbecis que se comportam como cachorro vila-lata é bem complicado. Acho até que os cachorros vira-lata são bem mais dignos e ostentam imagem superior.

 

O que será dos idiotas úteis de hoje? Para sobreviver eles precisam de cabides de emprego, precisam que seus líderes e doutrinadores estejam no poder. E isso não acontecerá. Viver desfilando nus na rua com um pires na mão não vai render nem pro café, mijar ou cagar na rua não ficará bem depois de velhos e está longe de ser arte. A não ser que inventem a arte estercorária, o que duvido. De que viverão? Os idiotas úteis precisam acordar e fazer essa pergunta para eles mesmos. De que viveremos se continuarmos nessa carreira de doutrinados idiotas? 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Futurologices

November 14, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square