© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Só dinheiro resolve

May 3, 2018

Mitologicamente, o fogo tem ao mesmo tempo o poder destruidor e purificador. Então, aquela cena em que o edifício desaba como se fosse uma fogueira de São João, demonstrou duas farsas:

primeira, a de revitalização e ocupação do centro histórico de São Paulo; segunda, os programas de habitação popular, sejam municipais, estaduais, federais, não têm dinheiro para atender nem 10% da demanda total.

 

Milhões de reais para escritórios de arquitetura, milhões de reais para consultorias, milhões de reais para consultores especialistas. Para nada, para nada, rigorosamente nada, absolutamente nada. A não ser picaretagem, bandidagem, rapina de dinheiro público. 

 

Por exemplo: em São Paulo, com a verba anual disponível para esse remendo social, levaria 100 anos para zerar o déficit de mais de 370 mil moradias. No Rio, então, aonde mais de 50% da população é favelada ou mora em condições precárias, mais de 500 anos.

 

Então aparecem esses "especialistas", papagaios de pirata das tragédias, catástrofes, calamidades, e vomitam todas as "soluções", todas as "possibilidades", "todos os meios" que podem ser sacados para erradicar o problema.

Só há uma única solução, que resolve todos os problemas, rigorosamente todos: dinheiro. E não há dinheiro. Só haverá alguma melhoria quando crescermos entre 7% a 10% ao ano, durante 30 anos, como a China.

 

Estamos inviabilizados no momento como projeto de país, como nação, como futuro construído no presente.

Não estamos caminhando, construindo, avançando. Estamos nos arrastando, afundando cada vez mais.

Somos como aquele paciente de UTI, piora e estaciona, piora mais e não responde, e afunda até a falência múltipla de órgãos.

 

O Brasil velho, profundo, está na UTI. E vai afundar.

O novo que virá posso até vislumbrar... mas não sei exatamente quanto custará em sangue, suor e lágrimas.

Mas que virá, virá.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pelé,Xuxa e Greta Thunberg

December 13, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square