© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

UEEóóóóóuuuu...

May 30, 2018

 

Aqui no Brasil, o status dos “valorosos homens do fogo” está ao mesmo nível de um soldado raso. Status, mesmo, que tem são os ricos.

Nos Estados Unidos não é assim. O bombeiro é valorizado pela sociedade como um policial. 

Nestes tempos de Trump, aliás, o cara que matar um policial, será imediatamente julgado e condenado à morte. Ele dá a justa importância a polícia.

 

Voltando a falar de bombeiros. 

Vi uma série muito interessante na Netflix. Na época das secas, na Califórnia, se perdem centenas de milhares de acres para incêndios assustadores, provocados de propósito. Os danos somam fortunas perdidas em propriedades destruídas e vidas.

 

As autoridades penitenciárias tomaram a iniciativa inteligente de convocar detentas com penas leves e treiná-las como bombeiros, para ajudar a debelar os incêndios.

Elas são levadas para treinamento numa espécie de quartel ao ar livre, sem policiais fazendo a segurança, ao mesmo tempo que aprendem, levantam sua moral, confiando em querer se recuperar e ter uma profissão digna no final da pena.

 

O treinamento é duro. Igual ao dos homens. Elas carregam suas tralhas pesadas para combater o fogo nas florestas que queimam com ventos avassaladores e calor alcançando  até 50 graus perto das chamas.

Esse treinamento de engajar as mulheres num trabalho que é sumamente recompensador, inclusive porque as comunidades que são salvas do fogo lhes prestam homenagens, desabrochando sua vontade de aprender mais e voltar para a sociedade com a cabeça erguida.

 

Meu Deus! Por que não usamos a massa dos presidiários, aqui, homens e mulheres cumprindo penas leves, com esse duplo objetivo de se tornarem úteis e elevarem seu padrão moral e auto-confiança?

Mas não, aqui neste miserável paíseco de merda, entregamos os condenados às pessoas sem qualificação, sem programas de recuperação, e exploradores corruptos do sistema carcerário.

Vivemos aqui como na Idade Média, com pesadelos de vinganças, punições e horror.

 

Acabei agora mesmo de ver no Face um discurso do Alkmin - nenhuma proposta nova, nenhuma criatividade, a mesma politicalha suína de sempre.

Os porcos do lado de lá e os do lado de cá grunhindo óink-óink-óink pelas

eleições afora. 

 

Talvez um dia...um dia...um dia...

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Flagrante atentado à ordem pública

November 19, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square