© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Os refugiados

June 30, 2018

 

Sou contra o Brasil receber refugiados para viverem aqui, sem ter condições nem para cuidar dos seus miseráveis, e 14 mihões de desempregados. Asilo temporário até poderia ser, com ressalvas, desde que outro país se habilitasse a recebê-los.

Realmente é impossível ignorar o drama destes refugiados.

 

Fernando Gabeira defendeu a mesma posição no jornal Estadão ("Uma janela para o mundo") de que somos pobres em demasia para isso, mas propondo uma solução interessante. Solução esta que dependeria de auxílio internacional: países ricos liberariam imensos recursos para que Brasil e países de grande área territorial, como Canadá, abrigassem estas hordas de refugiados.

 

O Brasil, já sobrecarregado pelo caso presente dos refugiados venezuelanos, deveria neste caso pedir auxílio internacional.

Concordo que tal hipótese não deva ser descartada...
Criticou Gabeira também as posições mais "radicais" como as de Trump,apoiado por Bolsonaro e a de Ciro de que os que se negam são os facistas. Não se deveria, segundo Gabeira, tratar o Brasil como "uma ilha de prosperidade, ou mesmo de decadência".


Resta porém uma questão não abordada: onde colocaríamos estes refugiados? A política atual é de envia-los para cidades como São Paulo, superpovoadas e sem infra estrutura para abrigar, ou mesmo dar trabalho condigno. Temos quase 650 mil pessoas vivendo em área de risco. 


Se lembrarmos dos refugiados que recebemos fugindo da guerra (alemães, italianos, etc)  que foram para o sul fazendo as cidades que os abrigaram crescerem, veremos que a solução talvez esteja em envia-los para povoados menores que precisem de mão-de-obra no campo. Este seria um inicio promissor, desde que aliado a um auxilio internacional, e ajudaria mesmo estas povoações a se desenvolverem.

 

Grandes cidades superlotadas não são a solução.

Esta é somente uma hipótese, no momento presente bastante irreal...

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O homem do controle social

December 7, 2019

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square