© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

A guerra civil na Nicarágua

July 25, 2018

Paramilitares do ditador Daniel Ortega metralharam a brasileira Raynéia Gabrielle Lima, de 31 anos, estudante do sexto ano de medicina, quando voltava de carro para casa.

Ela morreu com “um tiro no peito que afetou o coração, o diafragma e parte do fígado”, disse Ernesto Medina o reitor da Universidade Americana (UAM) onde a brasileira estudava.

O assassinato ocorreu na noite de segunda-feira 23 na capital Manágua.

“A morte dessa moça é um sinal do que está acontecendo na Nicarágua e contradiz o que o ditador Ortega disse em entrevista à emissora americana de TV Fox News, “que tudo está normal”. É uma paz de mentira, há paramilitares por todos lados”, argumentou o reitor.

 

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) responsabilizaram o governo de Ortega por “assassinatos, execuções extrajudiciais, maus-tratos, possíveis atos de tortura e prisões arbitrárias”.

Em 3 meses foram 400 mortos.

 

A Nicarágua está imersa na crise mais sangrenta da história do país em tempos de paz e a mais forte desde a década de 80, quando Ortega da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) também foi presidente (1985-1990).

A história de Ortega é muito parecida com a de alguns brasileiros comunistas: em 1967, foi preso pelo assalto à mão armada de uma filial do Bank of America. Foi solto em 1974, junto com outros prisioneiros sandinistas em troca de somozistas. Se exilou em Cuba, onde recebeu treinamento de guerrilha por vários meses. 

 

A Nicarágua faz parte do Foro de São Paulo, criado por Lula e Fidel Castro.

Seus integrantes disseram na reunião do Foro em Cuba (realizado entre 15 e 17 de julho 2018) "que os criminosos não são os paramilitares e sim os estudantes mortos". 

Lula/Dilma/Ciro/PT/PDT/PSOL/PC do B apoiam as ditaduras na Nicarágua e Venezuela.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Um táxi chamado Brasil

February 25, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square