© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Sem Justiça não tem Nação

October 29, 2018

 

Quando eu era criança, amarrei uma toalha no pescoço e saltei de uma escada de concreto gritando shazam. Caí lá do alto, direto, batendo numa quina de jardim, arrebentando minha cabeça e tendo de consertar o estrago num hospital. Pensa que eu aprendi?

Que nada, continuo saltando de ideia em ideia, achando que uma palavra mágica vai-me dar o poder que não tenho. Shazam.

 

Hoje, se pudesse, transformado em Superman, o homem de ferro, voaria para perto do Bolsonaro e lhe diria ao ouvido: “... antes de tudo, pense em mudar a estrutura do STF”. Claro que isso é fácil de dizer e dificílimo de fazer. Mas seria ótimo, maravilhoso. Porque a justiça é o amálgama da civilização, bons juizes transmitem segurança aos cidadãos, botar fé em leis justas é o alicerce de tudo, nesse gigantesco contrato social que ajusta o comportamento das pessoas, assegurando o que pode ou o que não pode ser feito, sem medo de errar.

 

Aqui, essa base da Justiça-justa está corroída, aos pedaços.

 

Hoje conhecemos o nome de cada juiz e sabemos como alguns deles praticam jiu-jitsu conosco, às vezes jogando as leis contra nós mesmos.

(A Rosa Weber vai deixar o Bolsonaro ser empossado?...) Alguns desses personagens nós os reconhecemos em seu abastadarmento, sendo mais políticos do que os políticos mais velhacos, menos confiáveis no limite.

Se conseguimos derrubar o petismo, deveríamos ir até o fim.

E tentar mudar a estrutura-base desse supremo que perdeu sua força moral, só permanecendo no cargo, porque vitalícios, inamovíveis. Escolher juizes por critérios profissionais e não por indicações de caráter puramente político.

 

Um novo Supremo, legítimo, em maiúsculas, abriria uma janela na Justiça deixando entrar a luz, o frescor do vento, uma nova confiança entre os homens de boa vontade.

 

E então os zumbis dirigidos sumiriam de nossa vida, deixando nascer um novo Brasil. Excesso de otimismo? Pode ser. Talvez demore um pouco para isso acontecer. Mas, acredite, vai acontecer.

O Superman também parece uma história infantil, mas ele sempre aparece, quando precisamos dele. A JUSTIÇA É O ALICERCE DE UMA NAÇÃO.

 

https://www.conjur.com.br/2018-out-28/stf-analisara-bolsonaro-sendo-reu-assumir-cargo-rosa

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Pandemia Covid-19 e a Nova Ordem Mundial

March 24, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square