© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Marca registrada da era PT

November 6, 2018

 

Não há como deixar de associar o maior desastre ambiental da história recente do Brasil, a Tragédia de Mariana, que completou neste 05 de novembro de 2018 o seu terceiro aniversário, com a sensação de impunidade que reinou absoluta nos dois governos do PT.

Basta pensarmos no seguinte: ainda em 2013 – ou seja, dois anos antes da tragédia – laudos técnicos realizados por exigência do Ministério Público de Minas Gerais alertavam a Samarco, a responsável pelo desastre, de todos os riscos de rompimento da barragem do Fundão caso ela continuasse a efetuar lançamentos de resíduos minerais nesse depósito.

E foi, com certeza, a continuidade criminosa dos lançamentos que produziu o estouro da barragem e o lançamento no rio Doce do volume astronômico de 55 milhões de metros cúbicos de resíduos de mineração, causando a morte de 19 pessoas e a aniquilamento de um vale fluvial de quase mil quilômetros de extensão !

VALE QUE NÃO VALE
A Samarco é resultado de uma associação entre a australiana BHP Billinton e a Vale do Rio Doce, esta última privatizada por FHC em 1997...

Ocorre que nem Lula nem Dilma nunca digeriram a privatização da Vale do Rio Doce e diria que ambos lutaram contra ela o tempo inteiro. No último ano de seu governo, Lula deu à imprensa declarações com críticas pesadas ao executivo Roger Agnelli, que havia profissionalizado a Vale, transformando-a em exemplo de gestão empresarial.

Lula apenas levantou a bola para Dilma chutar a gol: Roger Agnelli – que morreu em acidente aéreo no Campo de Marte, em São Paulo, em março de 2016 – foi afastado por pressão de governo em 2011 deixando em seu lugar executivos subservientes e muito pouco empenhados em rentabilzar os acionistas da empresa.

A Vale então seria transformada em mais uma dessas empresas que navegam de braçada no reino da impunidade...basta saber que a maioria dos deputados que formaram as comissões que investigaram as causas do desastre de Mariana estavam na gaveta da Vale...

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cracolândia em guerra

January 17, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square