© Todos os direitos reservados

Re-União 2017

Blecaute nacional deixa Venezuela na escuridão

March 12, 2019

 

A Venezuela está há seis dias sem energia elétrica, em função de um blecaute na usina hidrelétrica de Guri. Como sempre, Maduro culpou os americanos pela desgraça. Está na hora do tiranete mudar o disco. Já está ficando enfadonha e previsível esta mania de culpar os Estados Unidos por tudo. Passou da hora de criar vergonha na cara, virar homem e reconhecer que o socialismo não funciona. 

 

Infelizmente, o impacto da falta de energia é alarmante em setores como o de saúde, que foi drasticamente afetado. Comunicação e transportes foram igualmente comprometidos. O blecaute que começou na tarde de quinta-feira não tem previsão de resolução. 

 

A Venezuela, que sofre a mais brutal escassez de alimentos da sua história, em decorrência da falta de energia sofrerá ainda mais com este problema, que já acarretou em toneladas de desperdício. Armazéns, supermercados, mercearias e os próprios consumidores estão descartando alimentos que estragaram em consequência da falta de eletricidade. Seria trágico, mas é atroz e terrivelmente fatalista um país em necessidade premente de mantimentos e víveres ter que enfrentar mais este obstáculo.  

 

Nos hospitais e ambulatórios, a falta de energia provou ser fatal. De acordo com a ONG Doctors for Health, até sábado, dezessete mortes haviam sido registradas. Entre as fatalidades, estavam doentes renais. Possivelmente, falecimentos adicionais ocorreram de sábado para cá. Se a energia elétrica não voltar, evidentemente o número de óbitos aumentará. 

 

A população, que depende do metrô está tendo que andar quilômetros para conseguir se deslocar até o local de trabalho e executar as atividades rotineiras. Infelizmente, não é a primeira vez que um apagão em larga escala acomete a Venezuela. Episódios similares foram registrados em 2013 e 2018, embora tenham durado apenas algumas horas e não dias. Viver na Venezuela é viver, literalmente, em um campo de batalha. O amanhã é uma incógnita, e a vida está sempre no fio da navalha.   

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Pandemia Covid-19 e a Nova Ordem Mundial

March 24, 2020

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square